Equipe técnica do Ciensp esteve na última terça-feira (23/2) em Araçatuba em reunião com integrantes do Sebrae-SP e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) participando do segundo encontro com articuladores regionais em busca de implementação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento.

Também participaram do encontro o presidente do Consórcio, prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes; prefeito de Penápolis, Caique Rossi; vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor; diretora do Sebrae, Silvia Furio; secretária-executiva do Ciensp, Rose Francé; gerente do Senai Araçatuba e Birigui, Tarso Tristão; diretora executiva do Sinbi (Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Silvia Mestriner e integrantes do Sesi e prefeituras da região.

O prefeito Otávio Gomes destacou a parceria do Consórcio com o Sebrae e falou da importância em fortalecer a região ao aplicar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo.

“O momento atual pede união. Encontros como esse nos ajudam a levantar quais são os desafios para nossa região através de um mapeamento técnico. Importante a presença da FGV para nos indicar quais os caminhos que devemos seguir para aplicarmos o plano de ação de forma eficaz”, disse Otávio.

Para a realização do encontro, todas as normas sanitárias contra a COVID-19 foram tomadas pela organização do evento, como aferição de temperatura ao adentrar no local e distribuição de álcool em gel em todas as salas.

Os participantes se dividiram em grupos e debateram os eixos e os problemas identificados no primeiro encontro. Os quatro principais eixos apontados foram: compras governamentais, desburocratização, governança e inclusão produtiva.

A partir dos apontamentos, os convidados tiveram que expor suas impressões, dúvidas ou sugestões para que o material fosse expandido pela FGV.  Novas reuniões deverão ocorrer ao longo do ano para dar andamento às ações.