Técnicos da prefeitura de Valparaíso e o Ciensp se reuniram no último dia 2 com intuito de viabilizar possível parceria no serviço de castração em cães e gatos no município. Caso a parceria seja firmada, a expectativa é realizar mais de 390 procedimentos cirúrgicos.

A reunião entre os técnicos contou com a presença da secretária de Saúde Paula Terçariol, médico veterinário do Ciensp Fernando Murai, coordenadora de Vigilância Ambiental Helenice Ramos Borges, serviços gerais Marco Antonio, médica veterinária Karina Matomatsu, atendente Claudia Felix e a diretora de Vigilâncias Débora Galindo.

O Ciensp possui convênio com a Fundação Educacional de Andradina (FEA), e é por meio dessa parceria que a prefeitura poderá encaminhar os procedimentos cirúrgicos para atender a demanda local. Entretanto, a secretaria de Saúde ainda realiza estudos para definir as possibilidades do serviço.

O município de Mirandópolis já se mostrou interessado em realizar um mutirão por meio do consórcio e a faculdade.

A parceria prevê a realização das castrações no próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou nas dependências da faculdade, mantenedora do Hospital Veterinário.